14 maio 2008

Hambúrguer saudável? É possível!

Postado por Isnádia Costa em: Novidades .

O hambúrguer é um dos alimentos mais consumidos nas redes de restaurantes fast food. Com a vida agitada que muitos levam, na hora de comer a preferência é sempre pelo que é mais rápido e prático.

Porém, percebe-se que com esse tipo de alimentação, o consumo de gordura é excessivo, o que se torna prejudicial para a saúde. Para aqueles que adoram comer hambúrguer, você verá na matéria a seguir que é possível comer de forma saudável e não prejudicar a sua saúde.

Ao passar pelas prateleiras de supermercados você verá uma variada opção de sabores de hambúrguer: carne bovina, frango, peito de peru, churrasco, soja, calabresa, etc. A dúvida então surge para as donas de casa, qual tipo levar que irá agradar sua família e que não seja tão prejudicial?

Entre os industrializados, o peito de peru e a soja são boas opções. O peito de peru tem uma quantidade menor de calorias e gordura e o de soja tem redução em colesterol. O sabor de frango também tem uma quantidade reduzida de gordura. O mais aceito por todos, o de carne bovina tem uma maior quantidade de calorias e gordura comparado a estes.

De acordo com a marca, a informação nutricional pode mudar um pouco, por isso, veja sempre o rótulo nutricional.

É importante ressaltar que todos os tipos tem sódio em sua composição, este mineral em excesso eleva a pressão arterial e pode trazer outros malefícios para a saúde, por isso a moderação é fundamental.
As pessoas que possuem doenças como hipertensão, colesterol e triglicérides elevado, gastrite, entre outras, devem ficar atentas ao consumo de produtos industrializados e isso inclui o hambúrguer comprado no supermercado.

O hambúrguer caseiro é uma excelente solução para comer este alimento de forma saudável. Preparado em casa ele terá menos quantidade de gordura, colesterol, sódio e calorias totais.

Muitos podem pensar que optar pelo hambúrguer caseiro não será prático como o industrializado, que é só pegar do congelador e fritar. Mas isso não é verdade, é muito fácil preparar o hambúrguer caseiro e você também pode congelar e na hora que desejar prepará-lo.

Aliás, este é outro ponto importantíssimo: a forma de preparo, independente de ser industrializado ou caseiro. A forma mais saudável e prática, porque evita com que a sua cozinha fique suja, com respingos de óleo pelo chão e fogão, é assar! Coloque em assadeira anti-aderente, caso não tenha, pode ser uma assadeira de alumínio, basta colocar umas gotinhas de óleo embaixo do lugar onde ficará o hambúrguer.

Se você preferir também pode fritar sem óleo em frigideira anti-aderente ou na frigideira tradicional com gotinhas de óleo para não grudar.

Dependendo da forma que você preparar o hambúrguer, ou seja, de forma mais saudável e em especial se for caseiro, você pode comer semanalmente sem problemas, em quantidade moderada, assim como qualquer outro alimento.

Para as mães que se preocupam com a saúde de seus filhos, prepará-lo de forma caseira é uma solução, experimente, eles vão adorar.

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